terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Filmes para refletir sobre Islã, muçulmanos, Oriente Médio, pérsia, etc…

Lista de filmes para pensar e conhecer mais o Oriente Médio/ Islã / muçulmanos:
Neste Mundo - é um filme da BBC fantástico com personagens reais que tentam ir sem pegar avião do Afeganistão até Londres. É lindo, triste, e mostra uma realidade que ninguém imagina sobre o que os imigrantes fazem para chegar num país com mais condições de vida. Na história, passam pelo Irã, Turquia e Grécia.
Lemon Tree - história comovemente de uma palestina que se vê vizinha do ministro de segurança de Israel. Ela tem uma plantação de limão que atrapalha a vista dos seguranças do ministro, então eles decidem destruir todas as árvores (que serviram de sustento dela e da família por gerações). A história até aí parece um dramalhão, mas é quando começa o principal: ela começa a lutar na justiça para impedir que tenha sua posse invadida e não teme até esgotar todas suas possibildiades de recurso. Fique com a caixa de lenços ao lado, você vai precisar.
Em busca do paraíso - como aqui já falaram. Fime iraniano clássico com criancinhas pobres e sofridas. É lindo de morrer, mas é cinema cabeça, se você gosta de ação melhor nem começar. Neste o irmão perde os sapatos da irmã e eles armam uma confusão para dividir o único par de sapatos que tem.
Filhos do paraíso – mais um clássico iraniano. Um menino é cego e vai para escola, onde aprende a se desenvolver, mas nunca esquece sua familia e amigos no interior.
Rede de mentiras – blockbuster com Leo de Cáprio. Roteiro muito bem escrito e ação pra se divertir a tarde toda, com tiros e políticas. No começo achei que ia ficar naquela concepção besta de muçulmano terrorista, mas a medida que a história vai passando a história muda de lado. Ainda mostra que é possível sim, para um ocidental, se apaixonar e optar pelo modo de vida islâmico (de uma maneira sutil, mas mostra).
Persepolis – é desenho animado, mas de animado não tem nada. Filme mega deprê, mais um que me deixou meio com pé atrás em relação a muitas coisas sobre o Irã e fez eu entender menos ainda aquele povo. Apesar do clima liberal do filme, mostra bem que os valores ocidentais tem sérios problemas.
O Suspeito - filme que mostra um egipcio com cidadania americana acusado injustamente de terrorismo. É preso e levado para fora do país. História verdadeira já que é de amplo conhecimento que os EUA praticam crimes de guerra fora de suas fronteiras, com a conivência de árabes também. Peca um pouco por não mostrar direito o que leva um jovem a ser manipulado a ponto de se explodir com uma bomba. Como eu sempre digo, ‘it is all about money and politics’.
A banda - filme cabeça, mas que para mim foi meio sofrido. Filme israelense que mostra uma banda militar de Alexandria (bem decadenteeee) que iria se apresentar num festival árabe em Israel. Só que ninguém os espera no aeroporto e eles não sabem como chegar na tal cidade. Bem deprimente ver os tiozinhos fazendo de tudo pra chegar num festival em que os caras não estão nem aí para eles… eheeh
O visitante ( The visitor) - Não lembro se é esse o título em português certo. Só sei que é um filme maravilhoso que conta a história de um professor americano carrancudo que volta para seu apê de NY e descobre dois imigrantes muçulmanos morando em sua casa. Um é da síria e a mulher da Etiópia (se não me engano). Ele apesar de ser todo grosso, acaba ficando com dó dos dois e os recebe em casa, cria uma conexão especial com eles. Vale a pena para ver o que acontece até o final.
Onde encontrei todos estes filmes acima em DVD? Aqui. Mas claro, existem métodos alternativos como o youtube.
Para conhecer um pouco mais de nuances da vida egípcia (estes não encontrei em DVD aqui):
O edifício Yacobian - mostra toda a rede de classes sociais misturadas num mesmo prédio, preconceitos e a realidade velada de certa parte da sociedade egípcia. É um filme sem medos de expor o que os egípcios escondem até sobre tortura, como alcoolismo, drogras, terrorismo e até mesmo homossexualismo (tem cenas que eu não sei como passaram no cinemas de lá, ou se editaram…).
aw´aat faragh ou “Spare times” ou melhor, اوقات فراغ  - Desculpem, mas vi esse filme no Egito em árabe ainda. Não me perguntem como, mas deu pra entender tudo, você encontra no Youtube, mas ainda não achei uma versão com legendas. É um filme bem atípico para o Egito, mostra uma turma de jovens de diversas classes, de alta até baixa, e os desafios que eles sofrem para se tornar adultos no Egito. Desde não poderem escolher o curso que querem na faculdade, falta de oportunidades profissionais, das meninas pressionadas pelos rapazes por algo a mais e depois dispensadas, álcool e falta de perspectivas. O clima do filme, apesar de tudo, não é pesado e termina de forma poética.