Olá pessoal, tudo bem? Hoje falaremos sobre vídeos online que podem ajudar e muito a praticar e se expor ao inglês de maneira significativa e prazerosa.
O foco deste texto está no TED Talks, que são vídeos de uma série de conferências feitas pelo mundo todo que tem como objetivo disseminar ideias que merecem ser disseminadas. TED é um acrônimo para Technology, Entertainment, Design, e inclui apresentações de temas variados que de alguma maneira se ligam à estes três elementos (tecnologia, entretenimento e design). As palestras são limitadas a aproximadamente vinte minutos, o que nos ajuda bastante para o objetivo que temos de manter essa exposição ao idioma de maneira que não te sobrecarregue e acabe por te desmotivar.
O TED talks tem mais de 2000 palestras, o que significa que é possível achar palestras para todos os gostos e preferências. Tem conferências sobre assuntos como arquitetura, business, carros, colaboração, comédia, computadores, democracia, economia, família, futuro, guitarras, liderança, medicina, obesidade, inteligência, internet, idiomas, religião, saúde, sucesso, trabalho… as opções são muitas e com certeza haverá temas pelos quais você se interessa. É só entrar e escolher o seu tema preferido. A ideia é se expor a um palestrante falando em inglês sobre um tema que já te interessa e você acompanhar, com as legendas, as palavras usadas em tempo “real”.
Agora, como assistir ao TED talk que você vai escolher? Vamos lá, por partes, como sempre:
PROGRAMAÇÃO:
1) 1 vez por semana: reserve 35 minutos do dia para assistir o vídeo e fazer uma atividade logo depois de assistir a primeira vez.
OBS: isso é o mínimo desejável, ok? Se conseguir fazer todo dia, melhor. Se conseguir fazer uma hora ou mais todo dia, melhor ainda. Se for muita coisa uma vez por semana, faça uma vez a cada quinze dias. O interessante é não forçar a barra de maneira que você acabe desistindo depois. É importante entender que se você está fazendo um esforço grande para ver um vídeo em inglês, é melhor que seja pouco a pouco, meia hora um dia, meia hora no outro, para que isso se torne uma prática. Se você já curte ver esses vídeos, melhor! Aí é seguir a estratégia abaixo para fixar melhor.
2) Coloque no seu celular, na sua agenda, o dia e horário que melhor encaixa para você fazer isso.
3) Combine com as pessoas que interagem com você naquele momento (em sua residência, no seu trabalho) que aquele horário, naqueles dias, você vai estudar inglês e não deve ser interrompido. Caso seu cônjuge, filhos ou familiares se interessem pelos temas, podem assistir com você, nas condições abaixo.
4) Depois desse período curto vendo vídeos, deixe o computador/televisor de lado e vá fazer o que te dá prazer, vá curtir um tempo com a família, amigos, colegas, etc., fazendo algo que lhe dê prazer. Essa recompensa é importante para você desenvolver hábitos “saudáveis” de prática de inglês (logo logo publicaremos mais conteúdo explicando como desenvolver hábitos de estudo e prática do inglês e como evitar a procrastinação).
COMO ESCOLHER O VÍDEO:
1) Entre no site www.ted.com/talks e clique no menu dropdown chamado “Topics”, selecionando “see all topics”. Se abrirá uma janela de tópicos separados em ordem alfabética. Escolha um tema pelo qual você se interessa e clique nele. Vários vídeos aparecerão para serem escolhidos, procure algum que chame a sua atenção.
2) Como você verá, existe uma infinidade de temas e vídeos para escolher. Escolha um tema que te atraia, algo que você tenha grande curiosidade ou mesmo já domine (mundo dos negócios, por exemplo). Primeiro que eu aposto que algumas palestras vão te surpreender na profundidade e na sagacidade das ideias propostas, mesmo que seja um assunto que você domina. Segundo que por já conhecer algo daquele tema a tua compreensão já deve ser mais natural, ou seja, não vai exigir muito mentalmente.
3) Sob o mesmo princípio do ponto acima, evite escolher temas muito técnicos sobre os quais você nunca teve muito conhecimento. Tipo física quântica para quem é professor de inglês, por exemplo!
Você pode (talvez até deve) ver todo tipo de vídeo que te pareça interessante, e o TED Talks é uma fonte muito legal de ideias inovadoras e impactantes, mas escolha assistir vídeos com temas que são mais complexos ou totalmente estranhos para você quando não tiver reservado o tempo para seus estudos e desenvolvimento no inglês, ok?
Você pode (talvez até deve) ver todo tipo de vídeo que te pareça interessante, e o TED Talks é uma fonte muito legal de ideias inovadoras e impactantes, mas escolha assistir vídeos com temas que são mais complexos ou totalmente estranhos para você quando não tiver reservado o tempo para seus estudos e desenvolvimento no inglês, ok?COMO VER O VÍDEO:
1) Escolhido seu vídeo, você verá uma tela com o título, uma imagem e o botão “play” no meio da tela. Aperte play e na barra que aparecerá logo abaixo do vídeo depois que ele começar escolha como “subtitles” (legendas) o Português. A ideia inicial é que você assista o áudio em inglês e as legendas em português para entender bem o assunto que está sendo tratado.
2) Depois de assistir o vídeo, você vai voltar ao começo do mesmo e agora vai clicar em “transcript”, que é a transcrição do vídeo em Inglês, e desta vez apertar o play e ouvir o áudio enquanto segue o texto escrito em inglês. O site vai mostrando o texto sublinhado conforme o vídeo e a conversa segue. Bem legal! Isso ajuda a ver o inglês sendo usado em uma palestra, onde normalmente os palestrantes usam um “timing” de oratória mais próximo do cotidiano com um conteúdo bem articulado.
3) Ao finalizar essa segunda visualização, dê uma busca de 5 palavras que você não conhecia em dicionários online (de preferência dicionário inglês/inglês, ou então no www.thesaurus.com, que é um dicionário de sinônimos) só para ver os diversos significados e sinônimos daquelas palavras novas.
4) Como mencionei, depois desses quarenta e poucos minutos dedicados ao vídeo e ao áudio com o texto, saia do computador e vá curtir com a família, amigos, colegas, etc. Faça algo que lhe dê prazer.
5) Como follow-up, tente usar em outro momento estas palavras anotadas em alguma situação real de seu cotidiano. Talvez na aula de inglês, ou em algum email no trabalho, ou com alguém que você conheça que fale ou estude inglês. Bote o conhecimento para funcionar.
Em breve aqui no English Upgrade apresentaremos sugestões sobre como colocar em prática o conhecimento que você adquiriu em atividades como esta. Fique ligado!
[mc4wp_form]
Como vê, o TED pode ser um grande aliado no processo de aprendizado, por ter vídeos com assuntos muito interessantes, ministrados por pessoas de várias origens e portanto com vários sotaques diferentes, que podem ser inspiradores ao mesmo tempo que te ajudam a se expor ao inglês, tanto no áudio do vídeo como na atividade de leitura da transcrição, onde você lê o que estão falando.
Deixe de lado por 40 minutos as distrações da vida cotidiana e programe-se para escolher palestras que te interessem, para poder se desenvolver ainda mais no inglês. Abaixo deixo algumas sugestões de palestras que eu assisti e gostei muito. Boa diversão!
LINKS PARA VÍDEOS SUGERIDOS
Brené Brown dá uma palestra interessantíssima sobre conexão humana, coragem e vulnerabilidade. A must-see, como dizem em inglês!
Steve Jobs e um discurso muito famoso para formandos da Stanford University. Se você não viu, para tudo e assista agora. Se já viu, pode ser uma boa prática rever em inglês com a transcrição primeiro e depois sem legenda.
Um brasileiro com nível excelente de inglês, Ricardo Semler ainda dá uma palestra com uma visão interessantíssima de um modelo corporativo e educacional que quebra muitos paradigmas.
Outra brasileira que manda muitíssimo bem no inglês e nas ideias, a Bel Pesce oferece esta palestra curtinha com muito insight e bom humor sobre o que fazer para matar seus sonhos.
Outra palestra excelente e curta (3:20), vale como dica para quem quer tentar algo novo, como talvez… só falar inglês todo dia por 30 dias! 

Essa palestra é recomendadíssima para quem tem vinte e poucos anos, para quem trabalha com pessoas nessa idade, para quem tem filhos adolescentes chegando perto dos vinte, ou para quem tem como público-alvo potenciais clientes nesta fase da vida. Meg Jay dá uma aula de perspicácia ao comentar que esse período entre 20 e 30 anos de idade não só não deveria ser “perdido”, mas deveria ser aproveitado para planejar e se preparar para o que virá depois.
Outra palestra excelente sobre a ciência da felicidade. Dan Gilbert é um dos expoentes no tema e entrega muitas informações bem interessantes.
Palestra sobre como os idiomas expressam o que está em nossas mentes.
O famoso chef fala sobre a importância de ensinar boa alimentação para as crianças.