sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sete maneiras não convencionais de se exercitar e se divertir

Duas horas de boliche: 500 calorias (sem a batata frita, claro) (Foto: reprodução)
Aciência do emagrecimento parece difícil na prática (afinal, todos nós sabemos que não é fácil se livrar dos quilos extras de gordura quando a gente quer). Mas a teoria é simples: para emagrecer a lógica é ingerir menos calorias do que você gasta. E pra melhorar esse déficit, nada melhor do que queimar calorias.
Tudo que a gente faz queima calorias - na verdade, um corpo em repouso o dia todo gasta um monte de calorias só pra garantir que as funções básicas do organismo. Afinal, tudo isso demanda energia e essa energia é tirada das calorias que a gente consome. A maneira mais convencional de queimar calorias, aquela que todos os especialistas recomendam, é fazer exercícios. Fazer exercícios não só queima calorias, como é excelente pra sua saúde geral, e por isso você não deveria deixar de incluir a prática na sua vida - mas também é bom saber que há outras atividades simples que queimam um bocado de calorias. Algumas são curiosidades, mas outras podem ser usadas até de forma prática. Quer ver?
(Ah: esses números são estimativas baseadas em um adulto médio. Dependendo da sua idade e peso, eles podem variar. O FitDay tem uma calculadora legal que dá um número mais preciso, considerando sua altura, idade e peso, do número de calorias que você queima em determinadas atividades)
Duas horas jogando boliche
Quanto tempo faz que você não vai jogar boliche? Dá pra reconsiderar seu lazer de fim de semana no shopping pra incluir uma atividade que gaste mais calorias. Duas horas de boliche - intenso, claro, e não aquele que você jogar entre 20 pessoas e passa mais tempo sentado e comendo batata frita do que em pé jogando - vão te fazer eliminar 500 calorias.
Seis horas de beijo
OK, ok, eu sei que você não vai beijar por 6 horas seguidas (ao menos eu acho que isso nem é possível?), mas fica a informação: seis horas de beijo queimam 500 calorias. É só fazer a regra de três pra conseguir adaptar isso de maneira mais prática pro seu cotidiano.
1h20 de dança
Sair a noite pode não ser tão ruim pra sua saúde se você curte dançar. São 500 calorias eliminadas em apenas 1h20 de dança. Aproveita e dá uma olhada nessas  dicas pra beber sem engordar tanto por causa disso.
2h10 tocando guitarra em pé
Você é músico? Sorte sua. Duas horas tocando guitarra (ou baixo, né?) vão te ajudar a eliminar 500 calorias. E se não é músico, não tem problema: Guitar Hero também serve.
51 minutos pulando corda
Pular corda é uma das atividades aeróbicas mais intensas e baratas que você pode fazer - basta uma corda, um pé direito alto e fôlego pra mandar embora 500 calorias em 51 minutos de atividade.
90 minutos brincando com crianças
É difícil acompanhar a disposição e a energia dos pequenos por uma razão: eles te botam pra malhar. Brincar com as crianças vai te manter em forma.
90 minutos de caminhada rápida
Às vezes, trocar o ônibus por uma caminhada pode ser a saída do sedentarismo. Se você caminhar rapidinho, em 90 minutos pode se livrar de 500 calorias.

Evento oferece capacitação online e gratuita em Segurança da Informação

O primeiro congresso de formação do segmento tem inscrições abertas e acontece de 15 a 19 de dezembro
Salvador, 03/12/2014 - A oferta de empregos e oportunidades de negócios em Segurança da Informação é cada vez maior no Brasil, em um dos segmentos que melhor remunera, mas que também necessita de profissionais altamente capacitados e atualizados para atender às demandas de segurança das empresas. O segmento está entre aqueles onde os profissionais necessitam investir muito na sua capacitação para poder enfrentar os enormes desafios do crescimento da informatização das empresas e do combate às ameaças virtuais e nas redes corporativas. O Brasil vive uma realidade antagônica, onde profissionais querem as melhores vagas de trabalho e as empresas expressando a dificuldade em encontrar as pessoas qualificadas para as vagas.
Com a finalidade de oferecer uma programação abrangente de orientação na formação qualificada aos profissionais que atuam ou que pretendem ingressar na área de Segurança da Informação, a Strong Security Brasil, com apoio da ISSA Brasil - Associação de Profissionais de Segurança da Informação, realiza o CONASIN, o primeiro congresso de capacitação em Segurança da Informação, evento online e gratuito que acontece de 15 a 19 de dezembro pela Internet e que reunirá os maiores especialistas da área com certificações internacionais para compartilhar suas experiências nos maiores desafios atuais da Tecnologia da Informação: garantir a formação continuada dos responsáveis pela área de Segurança da Informação das empresas.
CONASIN terá 3 sessões diárias com início às 10, 15 e 19 horas, ministradas por especialistas das principais áreas da Segurança da Informação e formação profissional, tais como Auditoria, Continuidade de Negócios, Vulnerabilidades, Análise Forense, Teste de Invasão, Gestão de Carreira, Curriculum, como passar em provas de certificações, orientação vocacional entre outros temas. Os especialistas irão contar o “caminho das pedras” e o que fazer para chegar à profissionalização em Segurança da Informação.
“Ao todo serão 15 horas com os principais temas da atualidade e orientação sobre como se transformar em um profissional preparado para as atividades diárias na área de Segurança da Informação das empresas onde trabalham e ter o seu curriculum valorizado e atrativo para as principais vagas do mercado”, comenta Dario Caraponale, diretor da Strong Security Brasil, idealizador do CONASIN e especialista na área há mais de 20 anos e larga experiência em consultoria e fornecimento de cursos preparatórios para as principais certificações do setor.
“O CONASIN será uma grande oportunidade para que o profissional possa planejar sua carreira com o apoio de nomes de grande expressão nacional que irão falar de aprendizagem acelerada, retenção do conhecimento e capacidade de dar respostas no nível que as demandas de segurança exigem”, comenta Jaime Orts Y Lugo, diretor da ISSA Brasil.
Alguns dos especialistas que estarão online no CONASIN:
Mariana Cottini, Parceira de Negócio da SB Coaching
Andrea Thomé, Sócia Diretora da Primordial Consultoria e Sistemas
Marco Carvalho, CompTIA Business Development Manager
Alexandre Borges, Instructor (ISC)2
Felipe Lima, Professor, Coach para o sucesso em provas, concursos e exame da OAB
Edson Fontes, Professor de Pós-Graduação: FIAP, FIA-USP, Universidade Mackenzie e Escola Paulista de Direito
Tony Martinez, (ISC)2 Global Channel Manager
Alberto Pozada, CEO da ALATPI (EC-CouncilLatinAmerica)
Sean Lim, Vice presidente da EC-COUNCIL
Fabio Xavier, Coordenador do Curso de Pós graduação do IBTA e Chefe da Seção de Segurança da Informação do TCESP
Rodrigo Branco, Senior Security Researcher at Intel Corporation
Adilson Ferreira da Silva, Coordenador e Professor do curso superior de Tecnologia em Segurança da Informação da Fatec São Caetano do Sul.
Raymond Friedman, CEO e Presidente da Mile2
Mônica Graton, Professora na área de Recursos Humanos e Executiva da área de Recursos Humanos.
Sergio Ricardo, Mestre em Coach Pela FCU - Florida Christiam Univerty
Dario Caraponale, Engenheiro, MBA em Marketing de Serviços, psicanalista e certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e Behavioral Coaching Institute.

 
Mais informações e inscrições: http://www.conasin.com.br

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

11 sites para exercitar seu cérebro (de graça)

onvenhamos, a internet é muito mais do que Facebook e Youtube. Então decidimos reunir alguns sites que podem ajudar você a aproveitar muito mais a rede e, ao mesmo tempo, exercitar seu cérebro.
Confira nossa lista!

Digital Photography School — Apesar de estar em inglês, esse site pode ajudar na sua evolução como fotógrafo oficial da família ou até mesmo dar dicas para quem tem o interesse de seguir na profissão.  Além de disponibilizar matérias sobre o tema, você ainda pode conhecer grupos e comunidades com discussões que irão ajudá-lo na fotografia.

Duolingo – Um dos aplicativos de idiomas mais conhecidos, o Duolingo faz muito sucesso por aliar diversão com o aprendizado de línguas. O site (também disponível para smartphones) envolve e incentiva com uma maneira muito menos densa de educação.

Factsie — Também em inglês, o Factsie é um bom compilado de “fun facts” – ou fatos curiosos – como, por exemplo: você sabia que os cabos dos elevadores da Torre Eiffel foram cortados durante a ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial  para que Hitler tivesse que subir pelas escadas? Eu também não!

 Freerice — Não é bem um Duolingo, mas você pode exercitar seu vocabulário em inglês e ainda por cima doar alguns grãos de arroz para quem precisa. Quanto mais tempo você passa no site, mais grãos são doados. Acesse o Freerice para conhecer o projeto!
Gibbon — O Gibbon é um site que reúne inúmeros artigos e estudos publicados mundo afora. Com temas diversos, você também encontrará vídeos de aulas para ficar mais antenado no mundo.

Instructables — Esse possui inúmeros esquemas de "passo a passo", de pulseiras a torres de LED. O Instructables mostra que você provavelmente é capaz de muito mais do que imagina, talvez só esteja faltando aquela forcinha.

Quora – O Quora permite que você faça perguntas para especialistas em todos os temas que imaginar, desde engenheiros do Google até professores pré-escolares. Basta fazer sua pergunta para ser respondido por um expert no tema abordado. 

Megacurioso – Um site brasileiro que reúne notícias e listas divertidas para que você fique por dentro do que está acontecendo

Me Salva – É um site para você, que costumava ler o resumo da matéria no caminho da escola antes da prova. O Me Salva é um serviço de educação com vídeos curtos e diretos sobre os temas mais diretos que possa imaginar, sem que entre em desespero no ônibus, perua escolar ou carona dos pais.

Apostilando – Esse site reuniu incontáveis apostilas escolares e técnicas para auxiliar você na hora do conhecimento. Acesse e procure um tema do seu interesse!

Khan Academy em português – O serviço é conhecido nos Estados Unidos por dar aulas de reforço, especialmente de matemática, física e química. E, agora, o site conta com versão em português.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SUP para iniciantes: “Quero começar a praticar. Devo tomar aulas?”

Com a proximidade do verão, tenho recebidos muitos e-mails de pessoas que querem começar a praticar o SUP e têm dúvida sobre a melhor forma de começar: Tomando aulas ou simplesmente alugando o material e arriscando a sorte.
Iapa
Foto: Iaponã/ Neuronha

Em minha opinião, tomar algumas aulas faz toda a diferença. Apesar de aparentemente o SUP não apresentar “mistério” e as pessoas pensarem que basta subir na prancha e sair remando por aí… Existe sim bastante técnica envolvida. Uma remada correta protege o corpo do praticante, evita lesões e melhora sensivelmente o desempenho.
Entre os erros dos iniciantes os mais comuns são:
- Ficar com os joelhos totalmente retos
- Sobrecarregar os ombros
- Não utilizar a manopla do remo
- Postura incorreta, corcunda
- Desprezar as medidas básicas de segurança
Boa postura, essencial para a prevenção de dores.
Boa postura, essencial para a prevenção de dores.
Um instrutor experiente pode facilmente identificar e corrigir estes pontos. Segundo Alexandre Lessa, sócio proprietário da Escola de SUP Axé Wind, que trabalha com o esporte há 04 anos e possui sede no Porto da Barra, o ideal é que o praticante frequente um mínimo de 4 aulas, para que obtenha as noções básicas sobre o esporte.
Ele destaca também que o erro mais comum observado nos iniciantes que procuram a sua escola é ir com um amigo que já remou e recusar a aula, achando que o amigo vai ensinar tudo que precisa.
Sempre fazemos um diálogo de conscientização pela necessidade da aula, tanto pela parte técnica como pela segurança e o resultado é imediato assim como o encanto pelo SUP, que  surge nos clientes já na primeira aula prática. É muito gratificante para nós podermos levar para “dentro” das pessoas essas sensações do esporte junto com a saúde mental e física.
Foto: Acervo Axé Wind
Foto: Acervo Axé Wind
Entre os locais mais populares para as aulas de SUP em Salvador estão o Porto da Barra, Jaguaribe (bom para aulas de SUP Wave) a Rua K (Itapoan) , Rio Joanes (em Buraquinho, no município vizinho a Salvador, Lauro de Freitas) e na Praia do Solar do Unhão. Em todos estes locais existem excelentes escolas.
As aulas são sempre práticas e na maioria das vezes individuais, marcadas de acordo com a conveniência de cada aluno e disponibilidade dos instrutores.
Ainda não há legislação vigente exigindo o credenciamento para instrutores, embora já exista um movimento forte para isto entre as associações de SUP do país, em conjunto com a Marinha. Portanto, vale a pena pesquisar antes de agendar as aulas… Procurar saber um pouco mais sobre a reputação da escola, experiência dos professores e claro, vale consultar a opinião de outras pessoas.
O verão está batendo na porta. Este é um excelente momento para aprender a remar!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

8 coisas que as pessoas felizes fazem, mas não comentam

A maioria das pessoas gosta de pensar que é feliz, mas no fundo elas podem não necessariamente acreditar ou se sentirem realmente felizes.
Quando você olha ao redor e vê pessoas com quem cresceu tirando o máximo proveito da vida enquanto você continua indo para um trabalho que você não gosta e repetindo a mesma rotina dia após dia, é fácil se sentir menos grato pela a vida que tem.
Então, quais são os segredos das pessoas felizes? O que elas fazem de diferente para tirar o máximo proveito da vida enquanto o resto de nós apenas observa?

1. Elas dão

Focar apenas no dinheiro é a maneira mais certa de ser infeliz. De fato, em estudos sobre a felicidade, os pesquisadores descobriram que uma vez que você tem dinheiro suficiente para satisfazer suas necessidades básicas, existem apenas duas outras maneiras que o dinheiro pode ajudá-lo. Uma delas é melhorando a sua posição social e o outra é para doar. Ao usar o seu dinheiro para ajudar aos outros, em vez de desnecessariamente amontoá-lo, as pessoas felizes se sentem como se elas estivessem fazendo uma contribuição positiva para o mundo.

2. Elas evitam o drama

Pessoas felizes tendem também a cuidar de suas próprias vidas. Enquanto outras pessoas apegam-se à provocações e fofocas, as pessoas felizes optar por concentrar-se em suas próprias coisas. Elas prestam maior atenção em si mesmas e deixam que outras pessoas vivam e digam o que quiserem.  Com certeza essa  é uma maneira simples para maximizar a felicidade.

3. Elas são gratas

Elas não passam o tempo todo querendo o que as outras pessoas possuem ou sonhando com uma vida melhor. Em vez disso, elas reservam alguns momentos de cada dia para pensar sobre todas as coisas que elas apreciam e fazem questão de serem gratas por elas.

4. Elas olham para o lado positivo

Quando as coisas ficam difíceis, os verdadeiramente felizes são muitas vezes inabaláveis. Fixar-se em falhas e imaginar o pior cenário pode ser a opção padrão para a maioria das pessoas, mas se você realmente quiser ser feliz, você precisa ter fé que as coisas vão dar certo. Mantenha a sua perspectiva e saiba que, não importa o que aconteça, você pode voltar  atrás , recomeçar ou tentar coisas novas.

5. Elas valorizam os relacionamentos

Em vez de se concentrar apenas no dinheiro e buscar implacavelmente a progressão na carreira, trabalhando longas horas, as pessoas mais felizes concentram mais do seu tempo em relacionamentos pessoais. No final de sua vida, você não vai se lembrar muito do tempo que você gastou no trabalho. Em vez disso, você vai valorizar as refeições em família e tempo compartilhado com os amigos. Colocar as pessoas antes que o dinheiro é uma ferramenta poderosa para alcançar a felicidade.

6. Elas cultivam muitas partes diferentes de suas vidas

As pessoas felizes não se definem por um aspecto de suas vidas. Elas mantêm carreiras que elas gostam, elas têm passatempos, e elas adoram aprender e crescer como indivíduos. Ao prestar atenção a vários aspectos de suas vidas, as pessoas felizes não ficar sobrecarregadas quando um elemento da sua vida diária sai fora dos trilhos. Se ela levar um fora, ela ainda têm uma carreira gratificante. Se ela se lesiona e não pode jogar seu esporte favorito por um tempo, ela ainda têm amigos para sair.  Não colocar todos os ovos na mesma cesta é uma chave para ser uma pessoa feliz.

7. Elas não se concentram em coisas materiais

Enquanto alguns de nós podem pensar que o shopping é uma ótima maneira de aliviar o stress e que ter coisas nos fará mais felizes, outros optam por experiências de valor. É uma delícia ter roupas novas, mas é difícil obter o máximo de prazer de uma camisola. O que você acha de um mergulho em um recife de corais?  Qual dessas histórias será mais significativa a longo prazo?

8. Elas seguem suas paixões

Finalmente, as pessoas felizes seguem suas paixões. Se elas acordarem e perceberem que estão insatisfeitas com seus trabalhos, elas não têm medo de deixá-los para perseguir algo que elas realmente se importam. Elas assumem o risco e podem até fracassar, mas as pessoas felizes não têm medo de colocar seu pescoço para fora e perseguir o que todo mundo está com medo. Por isso são felizes. 8 coisas que as pessoas felizes fazem, mas não comentam

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

GESTÃO DO TEMPO – RESUMO DA POMODORO TECHNIQUE

A Técnica do Tomate ( Pomodoro Technique )
O italiano Francesco Cirillo teve em 1992 a idéia de utilizar um timer para gerenciar o seu tempo de trabalho, para isso ele usou um TIMER daqueles de cozinha que faz “tick, tick, tick” e fica girando até acabar com um sonoro “TRIMMMMM”.
Esse timer contava exatos 25 minutos de tempo e ele decidiu que durante este tempo iria fazer o possível para focar em seu trabalho sem distrações, enquanto ouvia o “tick” dotimer ele trabalhava sem parar . Quando o timer acabava: “TRIMMM” ele parava anotava o que havia feito neste tempo e fazia um intervalo de 5 minutos para respirar, tomar café e fazer qualquer outra coisa… e FUNCIONOU!
A técnica foi nomeada após seu autor, Francesco Cirillo, tê-la aplicado pela primeira vez utilizando um cronometro em formato de tomate(Pomodoro significa tomate em italiano).  Então ele documentou sua técnica aqui: http://www.pomodorotechnique.com/
Resumo básico ( TOMATO for DUMMIES )
A Técnica do Tomate tem muito mais especificação e regras (que estão no documento em PDF), mas vamos resumir muito simplificadamente. A grande sacada é resolver o problema de foco, organização do tempo e ansiedade.
O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e busca fornecer uma resposta eficaz a um estado provocador de ansiedade chamado de temporal “becoming”.(Wikipédia)
Objetivos:
  • Diminuir a ansiedade do tempo.
  • Ajudar a manter o foco em uma determinada tarefa
  • Condicionar o cérebro a obedecer padrões de tempo (cada coisa a seu tempo)
  • Evitar o tempo desperdiçado com inutilidades e distrações
  • Manter um histórico das atividades exercidas para que se possa medir o desempenho.
Ferramentas necessárias:
O autor da técnica incentiva uma abordagem de baixa tecnologia, utilizando apenas um cronômetro, lápis e papel.
  • Um timer de cozinha ou um software, configure para 25 minutos
  • Planilha de tarefas (to-do tasks) – o ideal são folhas com linhas tipo de caderno
  • Lápis e borracha
Como Fazer em 10 passos práticos:
As etapas de planejamentocontrole de tempogravação de registros e visualizaçãosão fundamentais para a técnica. Na fase de planejamento de tarefas, são priorizados os itens que devem ser feitos no dia. Isso permite que os usuários possam estimar as tarefas que exigem maior esforço. Como cada pomodoro refere-se a um período indivisível de 25 minutos, que deve ser registrado na lista, é possível fazer uma auto-observação de como o tempo é gasto. Um objetivo essencial da técnica é reduzir o tempo das interrupções, adiando outras atividades que interrompam o pomodoro. (wikipedia)
10 Passos
  1. Faça uma lista de tarefas
  2. Coloque as tarefas em ordem de prioridade
  3. Desligue-se: desligue celular, msn, twitter e qualquer outra coisa que possa te distrair. Calma, é só por 25 minutos e ninguém vai morrer por causa disso :)
  4. Configure o Timer para 25 minutos e inicie a contagem
  5. Trabalhe na primeira tarefa da lista ininterruptamente até que o timer termine – “TRIMMM”
  6. Pegue o papel e a caneta, faça uma marcação de status da tarefa (ex: 50% concluída) e escreva o que vc fez nesta tarefa , faça anotaçoes, escreva ideias e lembretes que possam ser úteis na próxima tarefa
  7. Configure o timer para 5 Minutos e faça um intervalo, vá tomar café, vá no banheiro, olhe os emails, o twitter, ligue para a namorada, etc
  8. Volte ao passo 3 e continue na mesma tarefa caso não esteja finalizada, ou vá para uma nova tarefa
  9. Faça isso 4 vezes, e depois do quarto Pomodoro* faça um intervalo de 20 a 30 minutos
  10. Volte ao passo 3 e comece tudo de novo.
Pomodoro representa um período de tempo de 25 minutos, após 4 períodos, o que vai resultar em cerca de 2 horas onde você fará uma pausa maior.
Tomate Esmagado
“PROTEJA O SEU POMODORO, mas se for algo impossível de ser adiado, como por exemplo um cliente no telefone, você vai simplesmente cancelar o seu pomodoro, e começar de novo assim que for possível.”
Caso aconteça de no meio de um Pomodoro você ser interrompido, você terá 3 opções:
  1. IGNORAR e continuar sua tarefa (marque um traço em sua tarefa para cada interrupção que tiver);
  2. ANOTAR na sua lista como uma tarefa URGENTE para trabalhar no próximo Pomodoro;
  3. Esmagar o tomate, ABANDONAR o pomodoro e cuidar da emergênciaIMEDIATAMENTE (mas muitas emergências podem esperar 25 minutos);
No final do dia você terá uma lista das tarefas que completou, quanto tempo gastou e quantas vezes foi interrompido, Isso pode te ajudar a ter uma ideia de como seu dia está rendendo para que seja possível melhorar.
É uma ideia simples e que ajuda muito a melhorar a produtividade e manter o foco.  Mais informações e materiais de apoio podem ser encontrados neste site aqui:http://www.pomodorotechnique.com/
Uma ferramenta bem legal para te ajudar é o @mytomatoes – http://mytomatoes.com/ ou esta ferramenta para Windows: http://code.google.com/p/pomodorotimer/
Existem vários aplicativos para Iphone também, basta digitar “Pomodoro” na busca da AppleStore ou então o bom e velho timer de cozinha:http://www.doural.com.br/product.aspx?idProduct=37215&iddept=0
Referências:

domingo, 16 de novembro de 2014

Oito maneiras de melhorar o seu desempenho na natação

Treine com frequência
A prática leva à perfeição - e com a atividade física não é diferente. O ideal é fazer um treino de natação de três vezes por semana, no mínimo. Segundo personal trainer Adriano, se uma pessoa treina menos do que isso, o corpo fica em um processo de descanso maior do que o necessário e não entra em adaptação. "Mesmo que o estímulo do treino seja forte, o seu corpo não se adaptará, pois passará muito tempo sem se exercitar, perdendo desempenho", explica. 
homem nadando tipo peito - Foto: Getty Images
Concentre-se na técnica
"A natação é feita de técnica, então de nada adianta querer nadar o mais rápido possível sem levá-la em consideração", explica professora de natação Waleska. De acordo com ela, a biomecânica do nado é de extrema importância para o rendimento do nadador, ele fará menos força para nadar com a técnica correta. "Pensar apenas na velocidade é gastar energia em vão", afirma. 
par de nadadeiras na beira da piscina - Foto: Getty Images
Use nadadeiras
Se você quer melhorar a sua postura durante o nado e trabalhar melhor a musculatura, adote o uso de nadadeiras no treino. "As nadadeiras proporcionam aumento da flexibilidade do tornozelo, aumento da força na perna por conta da resistência que a nadadeira gera, elevação da frequência cardíaca e melhora da postura e da técnica", explica a professora de natação Waleska. No entanto, os especialistas alertam que o uso de nadadeiras deve ser orientado por um profissional adequado, para que não haja o risco de lesões. 
duas mulheres fazendo hidroginástica - Foto: Getty Images
Faça outras atividades
Exercícios como hidroginástica ou corrida na água podem auxiliar aumentar a força para o nado. Segundo Adriano Arruda, praticar outros exercícios na água faz com que o nadador sinta os seus movimentos, explore mais o deslocamento e melhore seu equilíbrio e força explosiva. "Fazer musculação ou um treinamento funcional também pode resultar em melhoras no rendimento do nado", diz o personal. 
homem nadando - Foto: Getty Images
Varie a intensidade e a velocidade
É fundamental provocar estímulos de velocidade e intensidade durante o nado, pois com isso o corpo precisará dar uma resposta fisiológica correspondente, exigindo mais esforço físico e melhorando o rendimento. "No entanto, é importantíssimo saber como e quando fazer essas mudanças, sempre com a orientação de um profissional", diz a professora Waleska.  
mulher nadando - Foto: Getty Images
Vá com calma
Claro que aumentar a intensidade e a velocidade do treino é importante para melhorar o desempenho, mas exagerar na atividade pode levar a lesões e à fadiga muscular. "Sessões intensas por vários dias seguidos reduzirão o desempenho do atleta cada vez mais", explica Adriano Arruda. Para evitar o risco de lesões, os especialistas recomendam fazer sempre um treino leve para cada dois treinos intensos, para que o corpo possa descansar. "Aplicar um estímulo mais fraco depois dos treinos de força servirá para recuperar o indivíduo e prepará-lo para um estímulo mais forte que o anterior no dia seguinte", diz Waleska Durand. 
mulheres mergulhando na piscina - Foto: Getty Images
Nade outros estilos 
"Cada estilo de nado tem sua particularidade e, ao mesmo tempo, todos se complementam", diz o personal Adriano. Ele exemplifica: na braçada do nado peito, trabalha-se bastante a sensibilidade na água, fator importante para um bom deslocamento. Já o nado borboleta trabalha a força abdominal, essencial para o equilíbrio e um bom rolamento de tronco, aumentando a amplitude dos movimentos em qualquer nado. Por isso, mesmo que você tenha um estilo de nado preferido ou participe de competições para apenas um estilo, vale a pena dar umas braçadas de outro jeito. 
homem usando uma bermuda para natação - Foto: Getty Images
Use trajes adequados
O traje de natação é a evolução tecnológica mais avançada do esporte. Existem diversos formatos de macacão e maiô, com vários tipos de tecidos. O objetivo é sempre diminuir o atrito entre o nadador e a água para que ele ganhe velocidade. A professora Waleska diz que alguns atletas treinam com trajes de tecidos mais grossos ou até mais de uma roupa, para aumentar o peso e consequentemente o atrito. Quando vão competir, eles optam por trajes mais finos e que colam mais no corpo, para ficar mais leve e aumentar a velocidade. "Isso faz com que o atleta ganhe mais força durante o treino e o seu rendimento aumente na hora da competição, já que ele estará acostumado a nadar com mais peso", explica. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

14 hábitos que te deixam mais rico

Dinheiro não cai do céu. O caminho para a riqueza, seja para obter um padrão de vida que inclua mansões e iates ou apenas para viver de forma confortável, exige muitos esforços e, principalmente, disciplina.
Hábitos simples podem fazer a diferença na hora de construir um patrimônio para a vida inteira. Veja alguns deles a seguir.
Gastos diários com refeições fora de casa, festas, roupas, etc. podem ser nocivos para as finanças ao ocupar, no orçamento doméstico, o lugar de investimentos e economias que tenham efeitos duradouros.Gastar uma parcela representativa da renda com lazer com o intuito de recompensar a si mesmo por mais um dia difícil de trabalho pode prejudicar o futuro de quem compra o que deseja, e não o que precisa.
"Quem vê gastos pequenos e frequentes como conquistas que o incentivam a continuar a trabalhar está conquistando pouco", diz o consultor financeiro Mauro Calil. "As justificativas emocionais devem ser trocadas por decisões racionais". 
2. Gaste menos do que ganha
Mesmo alguns milionários, que têm maior flexibilidade no orçamento, em alguns casos levam uma vida mais simples do que a sua renda permite. Dessa forma, é possível continuar a enriquecer, pois a folga no orçamento pode ser destinada aos investimentos e reservas financeiras.
Isso não significa que o padrão de vida não se deve ser elevado conforme a renda aumenta, apenas mostra que é necessário ter equilíbrio. 
Em caso de aumento do salário, por exemplo, Mauro Calil recomenda destinar metade do dinheiro que será recebido com o incremento na renda para consumo e despesas do mês e a outra metade para investimentos e a formação de uma reserva financeira.
Assim, é possível economizar e elevar o padrão de vida ao mesmo tempo, diz o consultor financeiro. "Essa estratégia pode ser aplicada sempre que a renda do investidor aumentar". 
3. Calcule se você pode pagar pelo que compra
Ao parcelar compras o consumidor deve ter consciência de que as parcelas mensais devem ser pagas rigorosamente em dia para evitar o pagamento de juros.
Para assegurar que a aquisição não coloque em risco a saúde do orçamento no futuro, é necessário monitorar os pagamentos e não comprometer mais do que 20% da renda líquida do mês com o crédito.
"É recomendável evitar financiamentos e preferir pagar as compras à vista", diz o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samy Dana. 
4. Tenha paciência
Nas palavras do megainvestidor americano George Soros, enriquecer é um processo enfadonho. Geralmente, grandes fortunas não são construídas da noite para o dia. Quanto maior o planejamento e o prazo para investir, maiores e mais sólidos tendem a ser os ganhos.
"Quando o objetivo é enriquecer, todo mundo quer ser a lebre ou a cigarra retratatadas em fábulas infantis, que trabalham pouco e desfrutam dos benefícios. Mas é preferível ser a formiga ou a tartaruga, que se esforçam e demoram mais para atingir suas metas", diz Mauro Calil.
Segundo o consultor financeiro, investimentos fáceis e rápidos costumam ser caracterizados por picos de ganhos, que podem ser seguidos por um período longo de dívidas, resultantes de eventuais prejuízos. Já os investimentos menos arriscados, que não possuem promessas de retornos absurdas, podem não gerar um rendimento tão alto, ou imediato, mas são mais garantidos.
5. Busque se livrar das dívidas
Os altos juros cobrados no Brasil podem destruir o patrimônio de quem fica inadimplente. As taxas podem dobrar o valor das dívidas em um ano, caso o consumidor utilize o cheque especial, por exemplo. Portanto, eliminar as dívidas devem ser sempre uma prioridade.
Samy Dana recomenda que o consumidor evite cair na cilada de acreditar que, se as parcelas cabem no bolso, o financiamento é barato.
"O crédito só deve ser usado em caso de emergência ou necessidade, como no caso da compra de um veículo que será utilizado como ferramenta de trabalho", diz o professor da FGV. 
6. Use o tempo a seu favor
No caminho para enriquecer, o tempo oferece vantagens.
Caso o investidor opte por aplicações de renda fixa, os rendimentos serão maiores e as alíquotas de imposto de renda menores ao deixar o dinheiro render por mais tempo. 
O prazo de investimento longo também é um aliado das aplicações de renda variável, como as ações.
"Um período mais longo torna possível investir em uma empresa que está passando por uma crise mas que tem potencial para crescer, cujas ações estão baratas, mas podem oferecer maiores ganhos no futuro", diz Samy Dana.
7. Entenda que dinheiro não compra felicidade
Enriquecer sem objetivos não é garantia de uma vida com realizações. Para que os investimentos e as economias façam sentido, é necessário ter objetivos financeiros no curto, médio e longo prazo. 
Dessa maneira, é possível direcionar esforços e evitar gastos desnecessários, impulsionados por frustrações que podem comprometer o orçamento no futuro. 
8. Tenha consciência de que imprevistos acontecem
Como é impossível prever o futuro, é necessário se prevenir para que as finanças não saiam do controle caso ocorram imprevistos, como uma situação de desemprego, ou uma doença na família.
Samy Dana recomenda formar uma reserva financeira, com aplicações de médio e longo prazo, com o intuito de pagar gastos inesperados. Nessa reserva, também chamada de colchão financeiro, é recomendável ter uma quantia que equivalha à soma da renda de pelo menos seis meses de trabalho.
As aplicações devem permitir que o dinheiro possa ser facilmente resgatado e sem a cobrança de penalidades altas. O ideal é diversificar o valor da reserva de emergência entre aplicações extremamente líquidas, como a poupança, e outros investimentos de renda fixa menos líquidos, mas que não sejam arriscados, como CDBs, fundos de renda fixa e títulos públicos. 
9. Não se iluda com pessoas que enriqueceram da noite para o dia
É comum associar a riqueza a ganhos fáceis, diz Mauro Calil. "Todo mundo sabe quando o atleta é campeão, mas ninguém vê que ele treinou 12 horas por dia para atingir este objetivo". 
O consultor financeiro recomenda não transformar casos raros, como de empresários que tiveram ideias brilhantes e enriqueceram de forma rápida, como regra. "A melhor maneira de construir um patrimônio financeiro sólido é trabalhar", afirma Calil. 
10.  Não tenha medo de pensar grande 
A ambição pode ajudar a enriquecer ao manter o investidor mais motivado e envolvido, na visão de Mauro Calil. 
Para o consultor financeiro, grandes metas mantêm a vontade de perseguir objetivos financeiros. Quem pensa grande não deve temer frustrações. "O investidor pode não conseguir chegar até a sua meta, mas no mínimo vai chegar mais longe", diz. 
11. Aprenda a administrar o dinheiro
É importante aprender a gerenciar o próprio patrimônio, para que as decisões não sejam sempre terceirizadas. Ao entender como administrar o patrimônio, é possível filtrar conselhos ruins e manter bons hábitos financeiros diariamente, sem depender de outra pessoa.
Fazer as aplicações corretas e utilizar as ferramentas adequadas é apenas uma pequena parte do processo, diz Mauro Calil. "O mais importante é saber controlar emoções para evitar gastos desnecessários". 
12. Faça o que gosta
Se sentir realizado no trabalho pode ser importante na construção de um patrimônio financeiro. O envolvimento incentiva o crescimento na carreira.
Gostar do que faz também afasta frustrações, que podem levar a gastos indevidos, diz Mauro Calil. "Trabalhar no que interessa exige menos esforços do que trabalhar apenas para pagar as contas no final do mês".
13. Vá atrás do dinheiro
Aplicar o dinheiro no banco no primeiro produto que aparece pode até gerar uma falsa sensação de dever cumprido, mas não é suficiente para fazer com que o patrimônio cresça.
É necessário monitorar de forma ativa os investimentos e comparar, periodicamente, os rendimentos oferecidos por diversas instituições financeiras. 
A pesquisa pode incluir, além de grandes bancos, bancos médios e bancos de investimentos, onde aplicações de até 250 mil reais também são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) no caso de falência da instituição financeira. 
14. Invista em si mesmo
Especialistas recomendam investir em aplicações financeiras, mas, principalmente, em si mesmo. "Quem tem maior nível de educação costuma ganhar maiores salários, o que é essencial para sustentar o patrimônio no futuro", diz Mauro Calil. 
Em outras palavras, pode valer mais a pena investir em um curso no exterior, que pode revolucionar a carreira, do que investir os recursos em uma aplicação financeira.
Ainda que uma aplicação possa trazer retornos mais palpáveis inicialmente, seu potencial é muito mais limitado do que um investimento feito na carreira, cujos retornos podem não ter limites.