sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SUP para iniciantes: “Quero começar a praticar. Devo tomar aulas?”

Com a proximidade do verão, tenho recebidos muitos e-mails de pessoas que querem começar a praticar o SUP e têm dúvida sobre a melhor forma de começar: Tomando aulas ou simplesmente alugando o material e arriscando a sorte.
Iapa
Foto: Iaponã/ Neuronha

Em minha opinião, tomar algumas aulas faz toda a diferença. Apesar de aparentemente o SUP não apresentar “mistério” e as pessoas pensarem que basta subir na prancha e sair remando por aí… Existe sim bastante técnica envolvida. Uma remada correta protege o corpo do praticante, evita lesões e melhora sensivelmente o desempenho.
Entre os erros dos iniciantes os mais comuns são:
- Ficar com os joelhos totalmente retos
- Sobrecarregar os ombros
- Não utilizar a manopla do remo
- Postura incorreta, corcunda
- Desprezar as medidas básicas de segurança
Boa postura, essencial para a prevenção de dores.
Boa postura, essencial para a prevenção de dores.
Um instrutor experiente pode facilmente identificar e corrigir estes pontos. Segundo Alexandre Lessa, sócio proprietário da Escola de SUP Axé Wind, que trabalha com o esporte há 04 anos e possui sede no Porto da Barra, o ideal é que o praticante frequente um mínimo de 4 aulas, para que obtenha as noções básicas sobre o esporte.
Ele destaca também que o erro mais comum observado nos iniciantes que procuram a sua escola é ir com um amigo que já remou e recusar a aula, achando que o amigo vai ensinar tudo que precisa.
Sempre fazemos um diálogo de conscientização pela necessidade da aula, tanto pela parte técnica como pela segurança e o resultado é imediato assim como o encanto pelo SUP, que  surge nos clientes já na primeira aula prática. É muito gratificante para nós podermos levar para “dentro” das pessoas essas sensações do esporte junto com a saúde mental e física.
Foto: Acervo Axé Wind
Foto: Acervo Axé Wind
Entre os locais mais populares para as aulas de SUP em Salvador estão o Porto da Barra, Jaguaribe (bom para aulas de SUP Wave) a Rua K (Itapoan) , Rio Joanes (em Buraquinho, no município vizinho a Salvador, Lauro de Freitas) e na Praia do Solar do Unhão. Em todos estes locais existem excelentes escolas.
As aulas são sempre práticas e na maioria das vezes individuais, marcadas de acordo com a conveniência de cada aluno e disponibilidade dos instrutores.
Ainda não há legislação vigente exigindo o credenciamento para instrutores, embora já exista um movimento forte para isto entre as associações de SUP do país, em conjunto com a Marinha. Portanto, vale a pena pesquisar antes de agendar as aulas… Procurar saber um pouco mais sobre a reputação da escola, experiência dos professores e claro, vale consultar a opinião de outras pessoas.
O verão está batendo na porta. Este é um excelente momento para aprender a remar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário